Biografia - Balara
Balara é o nome artístico do cantor e compositor paulista Luccas Fantinato Trevisani, baseado em Santos-SP. O nome Balara surgiu em um sonho e, com o tempo, ganhou um novo significado: um acrônimo criado pelo próprio artista, que expressa os valores que ele busca viver e transmitir através da sua arte: Bem-viver, Amor, Liberdade, Afeto, Realização e Ascensão.
Cada uma dessas palavras carrega um convite: viver com mais propósito, coragem, equilíbrio e verdade. Não como quem se coloca num pedestal, mas como quem trilha o mesmo caminho que canta. Balara acredita que música boa é aquela que toca por dentro, que inspira de verdade.
Sua relação com a música começou no fim dos anos 1990, quando encontrou um violão antigo do pai guardado em casa. Começou a compor, montou bandas de garagem, e decidiu se jogar de vez na estrada da música. Antes de se tornar Balara, lançou três discos sob seu nome de batismo (Luccas Trevisani).
Em 2018, surgiu o projeto Balara. Primeiramente como banda, e mais tarde consolidado como artista solo. Desde então, vieram os álbuns Depois de Um Longo Caminho (2018), Balara no Estúdio Showlivre Ao Vivo (2020) e Aponte Para o Amor (2022), além de singles, feats e versões instrumentais que aprofundam o universo musical do artista.
Com um som que mistura pop, rock e mpb, suas canções já passaram por grandes palcos e dividiram espaço com nomes como Vitor Kley, Maneva, Detonautas, Pitty, Onze:20, Armandinho e Lagum.
Em 2024, Balara recebeu três certificações Play de Ouro da ABMI pelas músicas Algo Me Diz, Seu Anjo e Deixa Ela Voar, e dois Play de Prata por Alguém Pode Dizer e Sonhos. O primeiro videoclipe, Guarde na Mente, venceu dois prêmios no festival internacional Prêmios Latino (Marbella - Espanha): Melhor Produção e Melhor Mensagem Social. Por duas vezes teve suas músicas como trilha sonora de abertura do Programa Mais Você (Rede Globo).
A música Deixa Ela Voar, inclusive, se tornou trilha sonora orgânica de milhares de vídeos e momentos inspiradores pelo Brasil. Além disso, Balara soma mais de 30 mil execuções anuais em rádios de todo Brasil, segundo dados da Connectmix. Nas plataformas de streaming soma mais de 100 milhões de streams de suas músicas.
Entre suas parcerias e feats estão: Deixa Ela Voar Remix (com DJ Guz Zanotto), Não Deu Pra Disfarçar (com Raphael Ota), Por Mais (escrita com a cantora Thathi e gravada por ela e Flávio Venturini), Não Foi Acaso (escrita em parceria com Julia Smith e gravada pela cantora), e Mais Além (feat. com duo MAR ABERTO).
Cada música de Balara é um convite para o público a se inspirar, emocionar, seguir e viver. Porque a música foi o caminho que ele encontrou de viver com propósito, e de te lembrar que você também pode viver o seu.